quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O ano da fertilidade! (ou o ano LUNAR!)


"A Lua sempre foi o principal símbolo da energia feminina; seu ciclo em torno da Terra demora aproximadamente 29 dias, a mesma quantidade de tempo que o ciclo menstrual da mulher. De lua nova a lua cheia, o estrogênio aumenta levando a ovulação, ou a fertilidade máxima, na lua cheia. De lua cheia para lua nova, o quarto minguante do ciclo, a progesterona predomina."

Que o desejo de muitas mulheres é engravidar, de fato, isso é tão real quanto as mulheres que acabam engravidando "sem querer". Pílulas anti-concepcionais, preservativos, DIU's e outros métodos (mais modernos) existem para isso mesmo: não engravidar! Não é porque estou grávida que não vou aconselhar o uso de alguns desses métodos, pelo contrário, e aviso também: se você não tem tanto tempo disponível ou paciência (ou acha que não tem nenhum dos dois), é na gravidez mesmo que você vai aprender rapidinho a administrar todos os seus compromissos e vai ver que tem tempo pra tudo e, incrivelmente, vai fazer até mais do que você pode.

Mas enfim, o que eu quero dizer é que gravidez meio que contagia as outras pessoas. Quando sua amiga engravida, logo vem o desejo de você ficar grávida também, mas aí você tenta evitar, é claro, gravidez é "mó responsa"! E vocês acham que eu não tentei evitar? Pois bem, isso é tão pessoal que eu não vou relatar aqui como foi que tudo aconteceu porque seria até impropriedade minha! (hahaha) Porém quando soube que estava grávida (e o fato consumado), uma amiga minha me contou que também estava grávida (diferença de 4 semanas apenas). Achei ilário! Minha primeira reação foi desejar muita sorte e felicidade, tudo que nós duas precisávamos naquele momento. Então a gente se apoiava e compartilhava cada etapa da gravidez juntas. Pouco tempo depois, uma outra amiga minha me contou que mais três amigas suas estavam todas grávidas e eu parti para a gargalhada, o mundo estava conspirando ao meu favor! Eu não era a única! Algumas estavam solteiras, outras namorando e outras prestes a se casar por causa da gravidez.

Toda aquela sequência de fatos corriqueiros tinham uma explicação óbvia: nenhuma dessas mulheres (e homens) estavam se prevenindo ou fazendo algum planejamento familiar, e não cabe a mim antecipar os motivos de cada uma delas. Mas outra coisa também é muito óbvia: todas estavam férteis! E aí vem o argumento mais óbvio ainda: toda mulher é fértil (ou não) até que faça sexo no dia EXATO de sua ovulação. Porque mesmo que você tenha relações com muita frequência em um mês, você, mulher, só vai ficar grávida no dia que o seu óvulo "fugir" de suas trompas e for fecundado por algum espermatozóide "sortudo". Engravidar parece ser algo fácil, corriqueiro, natural, mas também pode ser uma única chance em um período de 28 dias, ou até mais (dependendo do ciclo de cada mulher, uns mais curtos, outros mais longos, pode acontecer de você não ovular em um mês e pode também ocorrer de você ovular duas vezes em um único mês!) que para a natureza é um milagre da vida mas que para nós (seres humanos dotados de raciocínio lógico) é o acaso da obviedade.

Com tantos casos e fatos passei a enxergar muitas mulheres grávidas pelos lugares, especialmente em clínicas. Mesmo sendo a única da minha sala de aula, não fui nem serei a pioneira "grávida-universitária". A começar pela minha mãe que ficou grávida de mim quando ainda estava na faculdade. Outra coisa interessante é a mania que as pessoas tem (principalmente mulheres) em opiniar sobre a questão da gravidez, tipo "ah, eu tenho muita vontade mas agora não dá!", sempre escuto isso e acaba irritando os meus ouvidos. E eu sempre digo que a gravidez foi generosa comigo, algumas mulheres servem para engravidar, outras não, ficam feias e deformadas, sem querer ser chata né? Não é todo mundo que mantém o mesmo corpinho...

VIVA o ano da fertilidade!! Parabéns para todas as mamães do ano!!

Um comentário:

  1. é o ano da fertilidade mesmo eim amiga?! hahahahaha
    E ainda não parou por aí, de vez em quando escuto alguém dizendo que "fulaninha" está grávida! Essas MAMÃES estão com tudo esse ano! kkkkkkk

    TE AMO AMIGA E MAMYS MAIS LINDA DESSE MUNDO !!!

    ResponderExcluir